terça-feira, 17 de julho de 2012

Teimosia. continuação



e a oração de Jonas foi baseada nos fatos que ocorreram e uma forma de demonstrar gratidão à Deus, porque mesmo ele tendo decidido fugir, Deus o livrou de algo pior e fez com que ele "revivesse", despertando para "boa, perfeita e agradável vontade de Deus" para nós.

Deus falou de novo (uma segunda chance): "Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive..."
Deus disse que em 40 dias a cidade ia ser subvertida (subverter: corromper, deteriorar, decompor, conturbar...) então o povo que era pagão, passou a acreditar em Deus. Vestiram pano de saco e assentaram-se sobre as cinzas porque isto demonstrava seu sentimento de humilhação perante seus maus caminhos e pecados.

Quando Deus viu que eles se arrependeram de seus pecados, Deus também mudou de idéia a respeito de lançar sua ira sobre eles (povo pagão), isso devido à postura tomada pelo povo de Nínive.
Diante disso Jonas fez mais uma birra, porque diferente de Deus (misericordioso, bondoso, tardio em irar-se.), Jonas julgou o povo, achando que eles deveriam "receber" pelo que já haviam feito. Então Jonas ficou 'bicudo' com Deus - até pediu para que Deus tirasse sua vida a viver vendo Ele dar uma outra chance ao povo - e saiu da cidade, e ficou de longe observando o que aconteceria lá.

--->Deus perguntou: é razoável essa tua ira?
                                é sensata essa tua ira?
                                é aceitável essa tua ira?
                                essa tua ira faz sentido?

(ai)

Lá onde Jonas estava, Deus fez nascer uma planta para fazer sombra sobre Jonas e ele se sentisse bem, e Jonas se sentiu bem e ficou feliz. Mas depois Deus mandou um verme e esse verme atacou a planta e o sol quente e o ar abafado estavam sobre a cabeça de Jonas. Ele quase desmaiou, e continuava achando melhor morrer do que presenciar aquilo.
Deus perguntou de novo a Jonas se a ira dele fazia algum sentido.

Jonas: "é claro que tenho razão para estar com raiva e, com tanta raiva, que até quero morrer!"
Então Deus disse:

"Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. você NADA FEZ POR ELA, nem fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil pessoas, que nem sabem distinguir entre a mão direita e a mão esquerda, e também muitos animais."

- A minha razão tem salvo vidas?
- O que a nossa teimosia tem produzido?
- Nossa raiva diante das situações e/ou pessoas tem sido razoável? tem feito algum sentido?
- Por que teimamos em sair da presença de Deus?
- Por que teimamos em não obedecer Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário