sexta-feira, 13 de julho de 2012

Teimosia.



Teimosia: apego obstinado às próprias idéias, obstinação, persistência, resistência, birra, obcecação (s.f. cegueira), relutância (s.f. ato de opor força, de resistir).

Deus falou pra Jonas: "Dispõe-te (se arrume, se prepare), vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até a minha presença."

Jonas se preparou, mas para fugir da presença de Deus querendo ir para o outro lado.
(destino) Nínive <------------------------------------------------------------------------>Társis (rebeldia)

1- ou seja, TEIMOU com Deus, porque ele mesmo decidiu e foi segundo a sua própria vontade e não na vontade que Deus tinha estabelecido pra sua vida. Teimou, ele relutou contra Deus, porque Deus mandou ele ir a um lugar e ele foi pra outro, ele quis sair da presença de Deus (que burro), que burra sou eu, porque quando a gente decide ir para o outro lado, quando Deus fala: "faça isso." e nós fazemos "aquilo", saímos da presença de Deus, nadinha diferente do que Jonas fez.

2- ok, mas assim como nós sabemos quando estamos fugindo de Deus, Ele também sabe.

"Deus lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar."
e Jonas estava no porão do navio dormindo...

Quando saímos da presença de Deus, Ele mesmo permite que venham ventos fortes e tempestades em nossa vida, não para nos dar uma lição, mas para que façamos o caminho de volta. Primeiro vem o vento forte, depois se torna tempestade e então quando o navio está para afundar, Deus se revela e ...

Isso é quase sempre comparado à uma bola de neve, sabe? quando começamos com uma besteirinha, e tentamos encobrir com outra, e outra, e outra...até quase nos afogarmos no mar.

E Jonas dormindo...se não tivesse vindo a tempestade, Jonas talvez até chegasse a uma parte de seu destino em Társis, mas Deus manda muitos ventos e tempestades para que a gente desperte!
A nossa teimosia = obcecação = cegueira (sinônimos), faz com que permaneçamos nesse navio prestes a naufragar.
Que venham as tempestades!
Nessa, os caras que estavam junto no navio, não sabiam mais o que fazer, já tinham pedido ajuda para os seus deuses, já tinham jogado coisas ao mar para aliviarem o peso do navio e nada da tempestade parar.
Mas o peso era Jonas, e quando eles ficaram sabendo da história dele e porque isto estava acontecendo, eles também tiveram entendimento da situação, e os olhos se abriram para o verdadeiro Deus.

Diante das nossas tempestades, devemos mesmo assim tomar uma postura perante Deus, porque os que estão próximo de nós podem ser salvos antes que o navio se despedace.
Então jonas disse: "Tomai-se e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará..."
Os caras ainda tentaram dar mais uma remadinha antes de jogar Jonas, mas claro, desse jeito, do nosso próprio jeitinho, a tempestade estava só piorando, até que então resolveram jogar logo Jonas ao mar.
Quando o mar se aquietou, eles ficaram de cara, porque era real, porque Deus era real e passaram a temer a Deus.

Lançado ao mar, Deus mandou um grande peixe, e esse grande peixe tragou Jonas e ele passou 3 dias e 3 noites dentro do ventre do peixe. Foi nesse tempo aí que Jonas pôde voltar-se a Deus de novo, e isolado do resto das coisas, parou pra refletir, né. (um tempo separado só pra ele) - continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário